Monday, April 10, 2006

FUMAR MATA

Podemos antever a enorme celeuma que esta nova proposta de lei anti-tabaco vai originar ( e que até já começou).
Podemos mesmo ver o exemplo que foi o costume Contra Legem dos touros de morte em Barrancos, como um átomo por contraste com o que vai ser, simplesmente porque agora é a nível nacional.
Sim, porque a práctica de beber um café, comer uma refeição num restaurante ou sair à noite "obriga" a puxar dum cigarro.
Mas partindo do princípio que esta práctica não é um costume ( como a maioria defende), mas apenas um uso, um hábito implantado na sociedade motivado pelo vício, que implicações terá este "extermínio do cigarro" a nível nacional, por exemplo, em termos económicos e sociais?
A única medida com a qual concordo plenamente, é a alteração da proibição de vender tabaco a menores de dezasseis anos para dezoito anos. No entanto, é inconcebível que todos os estabelecimentos que permitam a entrada de menores de dezoito anos fiquem proibidos de possuirem máquinas de venda automática de tabaco.
Então e aqueles proprietários que compraram máquinas e que ainda nem sequer as pagaram na totalidade? E ainda outros que investiram num bloqueador (cerca de 70€), que tem de ser accionado por um funcionário? Quem é que lhes reembolsa este investimento perdido?
O que realmente deveria ser obrigatório, era o uso destes bloqueadores em todas as máquinas, pois isto permite controlar quem quer comprar tabaco e, os proprietários que não respeitassem a idade limite para compra de tabaco, deveriam ser punidos com coimas ou até mesmo com a proibição de vender tabaco. Isto sim, seria uma boa e razoável medida.
Outra que não tem sentido nenhum, é a de só os estabelecimentos com mais de 100m2 poderem ter uma zona específica para fumadores. Mais de dois terços dos cafés, bares e restaurantes portugueses não possuêm essas medidas, o que significa que, não podendo permitir que os clientes fumem dentro do estabelecimento, pois isso acarreterá pesadas coimas para o proprietário, ele irá perder imensos clientes e, eventualmente, terá de encerrar o estabelecimento.
É verdade que o povo português tem uma grande capacidade de adaptação e poderá continuar a frequentar esses estabelecimentos e vir fumar para a rua (como em Nova Iorque), mas não é crível que o faça no inverno.
Há uma célebre frase que diz: " Em Nova Iorque não se morre de cancro do pulmão, morre-se de frio"!
Também gostava de saber como é que se vai resolver o problema de, no caso de um cliente não acatar a ordem do proprietário para não fumar, ainda assim o dono do estabelecimento é responsabilizado, incorrendo numa coima que pode ir aos 2500€. No entanto, se ele "pegar", literalmente, no cliente e expulsá-lo do estabelecimento, incorre num crime de agressão. Como é que se faz então?
Outra das coisas ridiculas são as imagens ditas "chocantes" que vão passar a cobrir os maços de tabaco. Além de ser de um mau gosto tremendo, isso só irá banalizar as doenças provocadas pelo tabaco, tal como o sexo foi banalizado com todo o mediatismo que adquiriu.
Quantos de nós já olhámos para o lado e nunca vimos uma pessoa com uma dessas doenças? Isso só irá fazer com que, principalmente os mais novos, olhem para o maço e desatem a rir!
Relativamente aos impostos arrecadados pelo estado, eles também, em princípio, irão diminuir (pelo menos no início), pois as pessoas irão reduzir o consumo de tabaco. No entanto, o governo não está muito preocupado com isso, porque ele confia na apetência dos portugueses para se adaptarem às novas regras, além de que ele sabe muito bem que esta nova lei, dificilmente irá ser cumprida, contudo, ela é necessária, pois "cai bem" em termos sociais e políticos, tanto a nível nacional como internacional.
Dizem que os não fumadores têm o direito de ir a um café ou restaurante e não ter de inspirar o fumo do tabaco das outras pessoas. Então e os fumadores não têm o direito a fumar?
Se querem falar de direitos, então falem também dos direitos dos 49% da população portuguesa (31% homens e 18% mulheres) que actualmente são fumadores.
A ser aprovada, esta nova lei vai ser apenas uma lei fantoche, que nunca vai sair do papel, na medida em que raramente vai ser aplicada, pois ao ser tão restritiva, nínguem a vai cumprir nem fazer cumprir.




Comments: Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscribe to Posts [Atom]